Pra que serve o anel de noivado? | Brunbabi

Não é de hoje que os anéis têm um significado importante na vida das pessoas e é por isso que hoje eles estão aí, populares e carregando suas simbologia.
Antes de Cristo, os anéis já eram usados pelos Hebreus, Romanos e Gregos, como uma forma de poder que distingua senhores e escravos.
Com o tempo, os anéis foram sendo vinculados às profissões e escolhas acadêmicas, tendo uma pedra que representava a formação do indivíduo. Vejamos algumas:
Rubi: Advogado e Jornalista.
Safira: Engenheiro e Filósofo.
Topázio: Farmacêutico.
Esmeralda: Médico.
Amestista: Teólogo.
E existem muitas outras pedras, relacionadas a outras profissões.
Além disso, existem também as alianças, que simbolizam os compromissos entre os casais desde o século IX e que se utilizava no quarto dedo da mão por acreditar-se que por ali passava uma veia que seguia direto para o coração, considerado o centro das emoções humanas (embora saiba-se que isso não é verdade). Antes disso, a aliança já era utilizada, mas não tinha nenhuma relação com o amor, era apenas um símbolo de propriedade e indicava que aquela mulher já havia sido comprada.
Anel solitário
Como não poderia deixar de ser, o anel de noivado, conhecido também como solitário, é uma joia simbólica e é utilizada para intermediar o período entre as alianças de prata e de ouro por conta de um Papa, que disse que é necessário ter um tempo entre o namoro e o casamento. A esse tempo, denominou-se noivado e o anel solitário é a jóia que representa esse período. 
O primeiro anel de noivado conhecido foi entregue em 1477 por Maxiliano e daí iniciou-se o costume, que de início não era tão comum como hoje, já que na época, só se oferecia o anel com um diamante! 
Segundo os gregos, os diamantes eram pedaços de estrelas que caiam na Terra ou lágrimas dos deuses do Olimpo. Seja por uma coisa, outra, ou nenhuma das coisas, diamantes são caríssimos e pedras extremamente sólidas e por essa razão eram escolhidas para representar o relacionamento do casal - valoroso e sólido.
Voltando a Maxiliano, que ofereceu à sua amada um lindo anel de noivado, vale dizer que o casamento aconteceu no dia seguinte! Depois criou-se um costume de que o noivado poderia durar até um ano e hoje, existem casais que noivam durante 5, 10 ou mais anos, considerando o noivado apenas como uma decisão de casar (não importando quando).
Por fim, é tudo uma questão de escolha. O anel de noivado simboliza um passo a mais na vida de um casal, uma promessa, novos planos e principalmente, é um presente maravilhoso para oferecer a uma mulher, marca a história da vida dela e de quem o oferece também. 
Gostou do post? Acompanhe mais história e curiosidades aqui no Brunbabi!

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

1 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. oi amadinha, passando para desejar uma feliz e abençoada Pascoa e um delicioso final de semana com feriadão!!!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem