O que são escapularios? | Brunbabi

Quanta gente carrega um escapulario no pescoço e nem tem ideia do que ele simboliza! 
Segundo a história, o primeiro escapulário foi um presente dado em Roma, por Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock, há 750 anos atrás, em um momento onde São Simão atravessava um momento muito difícil e a Santa apareceu diante de um grande cortejo, entregou-lhe um escapulário e lhe fez uma promessa: 

         "'Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. 
            Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno'".
São Simão continuou sua trajetória e morreu de velhice, depois de ter realizado muitos milagres e ter obtido o dom de línguas. 

Como se não bastasse a promessa, mais de cem anos depois, Nossa Senhora apareceu para o Papa João XXII e comunicou sobre quem usasse o escapulario:

 "Eu, sua Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os levarei daquelas penas e os levarei ao monte santo da vida eterna" .
Antigamente, todos os escapularios continham a imagem de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus, hoje, já é possível escolher a imagem que se deseja carregar, podendo ser de um santo padroeiro, como São Jorge ou até mesmo de uma figura do camdomblé, como Iemanjá, porém, vale lembrar da tradição e do significado do escapulario, afinal, tudo que existe, tem a sua história.

Você tem fé na história do escapulario? Já deu ou recebeu algum de presente? Eu, particularmente, nunca tive nenhum, nunca usei e chego a ser um pouco cética a respeito de certas histórias, porém, acho muito interessante que tenhamos cultura e possamos entender as origens das coisas.

Gostou do post? Leia mais curiosidades aqui no Brunbabi.

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

Postar um comentário

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

Postagem Anterior Próxima Postagem