Cruz de Caravaca. Já ouviu falar? | Brunbabi

Tava conversando com uma amiga e comentando como é louca a variedade de coisas que passamos a vida toda sem saber. Como seria bom se nós nascêssemos com o conhecimento implantado nas veias!

Não sendo assim, só nos resta estudar os assuntos mais variados e tentar saber um pouco mais sobre o mundo que nos cerca. 

O tema de hoje é a curiosa Cruz de Caravaca. Vi num site que vendia crucifixos, achei a cruz "estranha" e decidi estudar pra saber do que se trata. 

Tá aí o que encontrei em um site de artigos:

Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, a Cruz de Caravaca teve sua história iniciada na Espanha, em 3 de maio de 1232, quando apareceu milagrosamente em Caravaca.

Na época, a região era dominada por um sultão que mantinha sacerdotes presos. Certa feita, o sultão decidiu requerer a um sacerdote que fizesse um culto e lhe mostrasse como funcionavam os encontros religiosos da igreja. Cumprindo a ordem, deram ao sacerdote tudo que ele solicitou para realizar o culto, porém, na hora marcada, ele percebeu que tinha esquecido A CRUZ! Com medo, o sacerdote olhou para o céu e viu descer uma cruz de ouro com de pedras preciosas e dois braços, segurada por um anjo em cada ponta.

Diante do acontecido, o sultão e os presentes se converteram. Até hoje, em 2 de maio relembra-se essa data e realiza-se uma festa com luzes, danças e muito vinho no Sul da Espanha.

Em 1934, a Cruz Caravaca sumiu misteriosamente e foi feita uma réplica idêntica com dois pedaços do Santo Lenho , doados pelo Papa Pio XII.

A crença da Cruz Caravaca foi trazida ao Brasil pelos primeiros colonizadores em 1532, na expedição de Martin Afonso.

Cruz de Caravaca
Hoje em dia é comum ver pessoas usarem correntes com o pingente da Cruz Caravaca como símbolo de devoção e proteção.

Pra mim, tudo isso é novidade. Acho que por trás de tudo existe uma simbologia e cabe a nós procurar saber a respeito dos itens de moda, acessórios e materiais que compõem nosso dia a dia. Afinal, ninguém quer pagar mico por não saber nem ao menos o que anda carregando no pescoço, não é mesmo?

Confira outras postagens sobre curiosidades e moda aqui no Brunbabi.

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

1 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Ah, quem dera!! Saber um pouco de tudo néh?? rsrs
    Nossa, eu já ouvi falarem dessa cruz, mas nunca ninguém
    me contou a história!!!
    Interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem